
Afinal, o que é essa tal de persona?
Aposto que você já ouviu falar em persona, certo? Bem, a persona é literalmente a personificação do seu cliente ideal. No texto de hoje, vamos te explicar um pouco mais sobre o termo e como aplicá-lo na sua estratégia.
O que é persona?
Persona é a representação do seu público, com características organizadas a partir de dados e de pesquisa de mercado. Muito mais que cliente, ela é o reflexo do seu comprador ideal.
Ela pode ser usada em diferentes departamentos da sua empresa e auxilia na criação de estratégias, ações de relacionamento e mensagens focadas, embasadas em dados assertivos e relevantes.
Qual é a sua importância?
Principalmente no Marketing Digital, a persona lhe ajudará a direcionar melhor suas campanhas e seus conteúdos, gerando bons resultados.
Por exemplo, se você é uma empresa que vende produtos veganos, não é relevante comunicar para pessoas que não consomem esse tipo de alimento. Dessa maneira, a persona traz informações valiosas para o seu negócio e pode ser uma ótima aliada para não colocar seu dinheiro fora ao utilizar estratégias não direcionadas.
O que ela deve conter?
Quanto mais você detalhar a persona, melhor. Ela deve ser construída com base em dados demográficos, hábitos de consumo, desejos, valores e informações profissionais e pessoais a fim de criar um perfil fictício (porém real) do seu comprador ideal.
Se você tem mais de um público, o ideal é criar mais de uma persona. Agora, se você tem públicos diferentes, mas com características parecidas, deve sintetizá-las em uma só.
E você, já definiu e desenvolveu a persona do seu negócio?
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